Nosso serviços
Perenyi
Foco no cliente
Foco no cliente
Português English

Prefeitura de Duque de Caxias

O que é a Secretaria Municipal de Fazenda?

A Secretaria Municipal de Fazenda é um órgão consultivo e executivo da política financeira e orçamentária da Prefeitura. Sua missão é buscar oportunidade de negócios para o Município, captando recursos externos e administrar a programação financeira de forma segura e racional com a íntima articulação entre a necessidade de realização e as disponibilidades do Município, apresentando as contas públicas com clareza visando atingir a maior transparência da gestão governamental.

"Secretaria é o nome dado no Brasil às repartições governamentais dos estados e municípios dedicadas a cada uma das pastas, como educação, saúde ou transporte. O funcionário público designado pelo governador ou prefeito para comandar a secretaria é chamado de secretário".

Veja também...

CBMERJ

O que é a INSCRIÇÃO MUNICIPAL?

Inscrição Municipal (IM) é o número de identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. A inscrição municipal está no alvará que deve ficar, em local visível a todos, na sede da empresa.

No que se refere ao imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS), a IM tem por objetivos:

  • Informar que a empresa está inscrita na prefeitura como prestador de serviços;
  • Permitir à empresa pagar os seus impostos municipais (ISS); é através da inscrição que a prefeitura controla o pagamento dos impostos;
  • Impedir a sonegação de impostos;
  • Permitir à empresa emitir notas fiscais de serviços (NFS-e);
  • Permitir à empresa informar que sua atividade está em situação regular do ponto de vista da legislação tributária municipal;
  • Permitir à empresa solicitar certidões negativas que a habilitem a participar de concorrências.

É pela inscrição do ISS que a prefeitura controla o alvará de localização, funcionamento e atividades de prestação de serviços da empresa.

O que é o ISS? É o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa à Lei Complementar nº 116/2003 ainda que esses não se constituam como atividade preponderante.

Decreto No. 6.002 de 22/03/2011. Regulamenta dispositivos da Lei Municipal n.º. 2.277 de 27 de Setembro de 2009, que institui o Documento de Cadastro do Contribuinte, e dá outras providências.

Secretaria Municipal da Fazenda Logo DCX